O livro é a estreia de Adriana Alcântara na literatura infantil
Quem nunca ouviu que a música é o remédio das almas? A menina Maria Violina das Notas de Poucas Bolinhas não só conheceu o ditado, como acreditou nele. E ao conhecer sua história, os pequenos leitores começam a se envolver também na magia da música e, principalmente, da menina. Maria Violina é a primeira criação da escritora Adriana Alcântara, que lança no dia 28 de janeiro, às 17h30h, na Livraria Cultura, o livro A rabeca encantada de Violina. Haverá contação de histórias durante o lançamento.
A inusitada história da garota e sua rabeca encantada foi criada a partir da paixão da autora tanto pela música e pelos "causos" do interior. "A história de Maria Violina surgiu de uma grande paixão pela música tocada e cantada e por um excessivo apego às coisas simples do interior, suas pessoas e seus costumes", conta Adriana, que guarda na lembrança a infância vivida na cidade de Ubajara, na Serra da Ibiapaba.
"Cresci no interior e minha infância foi permeada por brincadeiras e histórias fantasiosas que passam de boca em boca ou são inventadas de acordo com a ocasião. Exercito ainda hoje isto com meu filho quando conto fatos que vivi, dando asas à imaginação", complementa, dando as pistas sobre o que o pequeno leitor vai encontrar ao conhecer Maria Violina.
Adriana diz ainda que a escolha da rabeca ocorreu por acreditar ser este um instrumento verdadeiramente mágico, com seu som forte e puro. "Soa como um lamento ou como um grito de alegria, tem a simplicidade do matuto e a segurança dos eruditos", pontua. Formada em Direito, pela Universidade Federal do Ceará, Adriana se inicia agora na literatura infantil. O primeiro livro já estava na gaveta há algum tempo, com ele em vias de ser lançado, ela já tem novas ideias para continuar a saga de Maria Violina.
A narrativa ganhou cores e formas nos traços do ilustrador e designer Ramon Cavalcante. "Ramon é uma figura de coração aberto aos desenhos e animações. Ele capta o sentido da estória como se entrasse nela para saber como é cada personagem", descreve. O prefácio é assinado pelo jornalista e escritor Demitri Túlio, que com suas crônicas figura na galeria de autores preferidos de Adriana.
SERVIÇO:
O que: Lançamento do livro A rabeca Encanta de Violina.
Quando: dia 28 de janeiro, às 17h30.
Onde: Na Livraria Cultura
FICHA TÉCNICA:
A rabeca encantada de Violina.
Adriana Alcântara.
Dedo de Moças Editora.
Como adquirir o livro?
ResponderExcluirtenho uma filha de 4 anos e como o pai toca rabeca acho que ela vai adorar.
Moro em São José dos Campos-SP
Aridarabeca@gmail.com