terça-feira, 7 de junho de 2011



Histórias e jornalismo em quadrinhos
 

Por Eugênia Cabral
eugeniacabral@dedodemocaseditora.com.br
@eugeniamcabral
 

 Que eu adoro quadrinhos, já foi citado aqui, mas além das revistas, eu também adoro o formato quadrinhos. E cada vez mais, as editoras estão trazendo obras para este formato ou já publicando nele. Aliás, para adultos, o nome é graphic novel ou comics(acho que quem lê se sente mais adulto quando fala o nome em inglês).
A L&PM Editores vem publicando desde o ano passado Agatha Christie em quadrinhos: "Assassinato no Expresso Oriente", "Morte no Nilo", "Morte na Mesopotâmia" e "O Caso dos Dez Negrinhos". Eles são desenhados por artistas franceses e a adaptação das histórias fica a cargo do escritor e roteirista François Rivière.
A Companhia das Letras também vem investindo nessa onda e está trabalhando com clássicos da literatura mundial em desenho. Segundo o site da editora, nesta semana sairá “Na colônia Penal”, baseada na obra de Franz Kafka, com adaptação de SylvainRicard e arte de Maël. Ainda em junho, deve chegar a versão do designer Seymour Chwast para o poema épico “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri. Esta obra obviamente traz um universo poderoso para ser colocado em desenho.
O mercado de comics não é só de adaptações. Há um forte segmento de histórias para adultos sendo publicado e, apesar do formato, não tem nada a ver com o mundo nerd dos super heróis. Uma das obras que mais me chamou a atenção, até pelo caráter jornalístico é “Uma história de Sarajevo”, de Joe Sacco.
Fiquei sabendo da sua existência pelo trabalho acadêmico da jornalista Vicky Nóbrega. A discussão que apareceu foi: o teor jornalístico está no formato? Ou no modo como a história foi contada? E se o autor não fosse jornalista, isso seria considerado jornalismo? Enfim, a discussão não teve fim e fui eu atrás da obra. Que virou para mim uma das boas opções para dar de presente a amigos.
O autor provoca essa polêmica por si, Sacco é artista dos quadrinhos e jornalista e tem forte atuação como ambos. Ele tem outras obras como “Palestina: Uma nação ocupada”,“Área de Segurança: Gorazde”.
“Uma história de Sarajevo” acompanha o jornalista/artista/personagempela cidade depois que a guerra da Bósnia acaba e os olhos do mundo se voltam para outras guerras. E para circular por ali, há que se ter precisa de ajuda. Sacco contrataNeven, guia local que vai ser o fio condutor da história. À medida que os quadros seguem, você ama, odeiae perdoa as figuras que vão circulando por ali. E se espanta como as questões que envolvem aquela terra são complexas e profundas. Boas histórias em um formato maravilhoso de ser lido.

Uma história de Sarajevo (2005), de Joe Sacco
Conrad do Brasil
R$ 33,00

Um comentário:

  1. Oi Eugência, quadrinhos realmente é uma ótima leitura. Fico feliz em saber que meu trabalho acabou despertando tua curiosidade para se deleitar em outros "tipos" de quadrinhos. Outra autora que também me encantou é a iraniana Marjane Satrapi, recomendo a leitura. Enfim, vamos trocando figurinhas quanto a esse assunto.
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir