terça-feira, 6 de setembro de 2011

Leitura digital


O mercado é novo, mas o que não faltam são novas pessoas se aventurando no mundo digital. Na Bahia, uma dupla ligada no mercado publicitário e editorial decidiu investir no tema. Foi assim que o designer gráfico Fábio Mascarenhas e o publicitário Wilton Bernardo criaram a Grioti, uma livraria exclusivamente digital.

Eles conversaram com a Dedo de Moças Editora sobre o assunto. Quem sabe em breve você não confere no site da Grioti os lançamentos da editora?

Dedo de Moças Editora: Como vocês avaliam o mercado de livros digitais atualmente?
Fábio Mascarenhas: O mercado ainda está em processo de formação, creio que muita coisa ainda vai mudar, acredito que o livro digital ainda vai interagir mais com o leitor, a medida que o mercado cresce, as necessidades se transformam e novas possibilidades aparecem.
Wilton Bernardo: Apesar deste momento que é de formação, estou convencido que é um processo crescente e sem volta. Hoje, ninguém abre mão de mobilidade e praticidade.

DDE: Há público para livros e revistas digitais ou ainda é o momento de formar esse mercado?

FM: Olha, público tem sim, algumas pessoas já aderiram aos livros, revistas e jornais digitais, seja pela praticidade, velocidade da informação ou pelo impacto ambiental que isso traz. Mas o mercado ainda é muito novo aqui no Brasil, por isso acredito que nos próximos anos esse público vai aumentar significativamente.

WB: Ainda é o momento de descoberta e experimentação, tanto do livro digital, como das diversas possibilidades de suportes, apesar de se poder ler por um simples PC. Arrisco dizer que muitas empresas que se beneficiarão com o livro digital estão nessa fase de descoberta. 

DDE: Quantos títulos digitais a Grioti disponibiliza?

FM: Hoje disponibilizamos aproximadamente 4.000 livros e começamos um processo de distribuição independente, pretendemos usar essa distribuição para fazer parcerias com editoras menores e autores independentes, queremos dar oportunidade a esses autores e editoras de publicar o seu livro digital também.

WB: Só para exemplificar o que Fábio citou, a Grioti livros digitais, lançou no mês passado “Contos do Folclore Brasileiro”, um livro digital produzido por uma Ação Cultural, a qual reuniu 7 autores e 6 ilustradores. Final de agosto já lançamos “Dragão de Fogo, Dragão de Gelo”, outro livro digital independente do Antonio Cedraz, um cartunista baiano que já lançou dezenas de quadrinhos. Esse foi seu primeiro livro digital. 

DDE: Vcs surgiram em 2010. Qual o crescimento da empresa nesse período?

FM: Na realidade a Grioti foi lançada oficialmente no final de outubro de 2010, passamos quase um ano pesquisando até chegar ao modelo de negócio que temos hoje, projetamos a empresa para entrar no mercado antes que ele tivesse aquecido, projetamos o crescimento da empresa para um período de 2 anos e hoje, analisando os resultados que temos, percebemos que estamos seguindo esse caminho que foi projetado.

WB: Começamos a estudar e organizar as ideias, planejar, em 2009. Foi um tempo importante que tiramos para estudar e começar a entender possibilidades.

Quer saber mais? Acessa www.grioti.com.br e www.grioti.com.br/blog

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