quarta-feira, 30 de março de 2011

Xico Sá volta a Fortaleza com seu “Chabadabadá”






O escritor, jornalista e conselheiro de alcova Xico Sá volta à capital cearense depois de cinco anos para o lançamento do seu livro de crônicas Chabadabadá pela editora Record. O premiado jornalista se apresenta em três eventos para sessão de autógrafos e bate-papo sobre futebol, jornalismo, internet, literatura e outros papos pra lá de imperdíveis dia 06 de abril (Boteco do Arlindo, 20hs); Dia 07 de abril (Livraria Saraiva, Iguatemi, 19hs); e Dia 08 de abril (Buoni Amici´s, 19h30min) 

Ele pode ser visto num clip do cantor Sidney Magal ou no filme “O Cheiro do Ralo” contracenando com o ator Selton Melo, ou ainda batendo um ‘papo cabeça’ com jornalistas e celebridades no programa ‘Saia Justa’ do canal GNT. Às terças, Xico ataca de comentarista esportivo no programa Cartão Verde, da TV Cultura.

Assim é o Xico, um camaleão bem cearense, lá das bandas do Cariri, mais especificamente do Crato, e que há mais de 10 anos, como ele próprio diz, faz o que gosta: escrever para os mais diversos públicos, principalmente o feminino.

Em seu novo livro de crônicas, Xico Sá ironiza os dilemas do macho perdido e da fêmea que se acha. Décimo livro de Xico, “Chabadabadá – Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha”, reúne crônicas – boa parte publicada em jornais e revistas – em que ele tenta desvendar os dilemas do macho sem esquecer das fêmeas que se acham. Trata-se de um guia precioso para entender os tempos dos homens frouxos, perdidos diante da modernidade da fêmea.

Após cinco anos, o escritor, blogueiro, jornalista e colunista cearense Xico Sá volta à Fortaleza em dose tripla para deixar seus leitores completamente saciados. No Boteco do Arlindo, Dia 6 de abril, 20hs, e onde Xico se sente mais em casa do que nunca, acontecem ‘Orgias Literárias com Xico Sá’, um evento para maiores e sem censura. 

Na quinta, dia 7, é a vez da Livraria Saraiva (Shopping Iguatemi), receber o jornalista para um bate papo sobre sua mais nova obra. E na sexta, dia 08, o Amici´s recebe estudantes de jornalismo e cronistas esportivos batem uma bola com o escritor sobre jornalismo, futebol e internet. 


MUNDO LIVRO – LITERATURA AO ALCANCE DE TODOS

Através do projeto MUNDO LIVRO, a Letra Viva pretende expandir e estimular esse tipo de evento e programação, visando oportunizar o acesso do “livro” a novos leitores e consolidar a leitura como bem cultural entre os que já mantêm esse hábito.

O objetivo é valorizar novos talentos locais e promover o acesso mais democrático à literatura. “Geralmente a literatura é tratada como uma expressão cultural de elite, onde poucos têm direito a conhecer, dialogar, produzir. O projeto pretende mudar um pouco essa realidade e trazer mais leitores para esse universo”, explica Aécio Santiago, um dos idealizadores do projeto.



XICO SÁ PARA TODOS 

Para a estreia do projeto nada melhor do que o cearense Xico Sá, esse amante da poesia de boteco, jornalista que passeia pelo gênero da crônica como poucos. Para quem ainda não foi apresentado ao cearense natural do Crato, Xico Sá já escreveu para vários jornais e revistas de renome do país, vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo (o mais cobiçado e aclamado do meio), ex-colunista da Folha de São Paulo, é reconhecido como um dos melhores textos do jornalismo brasileiro. 

Como escritor, é dono de um estilo peculiar, espontâneo e despojado, que vem conquistando cada vez mais leitores país afora. No Ceará e no Nordeste, além de já ter assinado uma coluna no jornal Diário do Nordeste, Xico Sá assinou o texto do livro-documentário "Nova Geografia da Fome", lançado pelo Banco do Nordeste, em abril de 2004, e já participou como convidado especial do “Papo XXI”, Programa do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza, em maio de 2003, apresentando e debatendo sobre o tema “Cultura e Imprensa - Como a Grande Imprensa mostra (ou esconde) a Cultura Nordestina”.        

Na sua última estada em terras cearenses, em 2006, Xico Sá lançou o livro de crônicas “Catecismo de Devoções, Intimidades e Pornografias”, no Buoni Amici’s, e bateu um papo descontraído com alunos de jornalismo em uma universidade de Fortaleza, conquistando cada vez mais um público heterogêneo. 

SERVIÇO:06 de abril, quarta-feira, Boteco do Arlindo, 20hs (gratuito) / informações 3021.4982;
07 de abril, quinta-feira, Livraria Saraiva, Iguatemi, 19hs (gratuito) informações 3241.1986; 
08 de abril, sexta-feira, no Buoni Amici´s, 19h30min (gratuito) informações 3219.5454
Informações: (85) 8723.1539 (Aécio) ou 8694.1539 (Galba)
www.letravivaci.com.br
@aeciosantiago
@letravivaci

2 comentários: