terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tanto para ler

Para todos nós

Eugênia Cabral
eugeniacabral@dedodemocaseditora.com.br
@eugeniamcabral

Decidi me rebelar de tudo que eu tinha decidido a escrever hoje e ser ... romântica. Mas ora veja só, que coisa mais descabida para se fazer! Ainda mais quando você anunciou o 1 em um texto e o número 2 está aqui na esquina. Pois, é, mas arroubos românticos servem para isso, sair do plano.

Nos últimos dias, tenho conhecido o texto lindo e emocionante de Cristiana Guerra.
As viradas da vida dela, a dor e a alegria e sobre o que escreve, ultimamente têm revirado a minha vida. Cris Guerra é publicitária. Estilosa, competente e premiada. É a dona do blog
www.hojevouassim.com.br no qual fotografa e mostra os looks que escolhe para usar. Eu já tinha visto mas não prestei atenção alguma. Aí uma aluna minha me falou que aquele era osegundo blog dela e o primeiro na verdade era o parafrancisco.blogspot.com.

Cris Guerra estava grávida de sete meses do filho Francisco quando o pai da criança morreu repentinamente. Eles disseram tchau num dia e no outro o coração dele parou. Ela começa a escrever o blog para falar ao filho sobre o pai, a história deles e do seu amor. E acaba que fala de si, do seu amor, da sua vida. Ela se expõe completamente, com choro, com mágoa, com desespero e com paz. Todo o período do relacionamento deles está ali, a partida também. A vida com o filho depois entra na história e até hoje o blog é atualizado.

Eu tenho descoberto que não é recomendável ler no trabalho porque quando você encontraum post no qual ela descreve que viu o filho, hoje acho que com quatro anos, dizendo para o avô: “Eu tenho pai. Ele se chama Guilherme” dói uma dor ruinzinha demais e eu particularmente choro com propaganda do Greenpeace, imagina com isto. Mas não me entenda mal, não é um blog triste não. É delicado. É gentil. É apaixonado. Puro amor.

Cris Guerra escreve muito, muito bem. Ela consegue passar as sutilezas de seu cotidiano de uma forma tão envolvente que dá quase vergonha de ser tão íntimo. No blog estão músicas, poesias, fotos e desenhos. Em 2008, foi publicado pela editora ARX o livro “Para Francisco” com os textos do blog e outras coisas mais. Na humilde opinião de quem gosta de falar de livros, leitura que vale a pena. Cris Guerra nos ensina a viver: “É um privilégio seguir amando - e amando cada vez mais”. Pensando bem, ela poderia se encaixar na estante de autoajuda (e no fim das contas esse texto foi um 1 e ½!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário