quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dedo de Prosa





O que é que a imprensa oficial tem a ver com literatura?

Por Cristina Carneiro
crica.carneiro@gmail.com
@criscalina

É sabido que as imprensas oficiais existem para os diários oficias. Mas há algumas que vão além do óbvio. Não vou me alongar falando da Imprensa Oficial de São Paulo, que aquilo lá já é grandioso demais. Mas, falemos das imprensas oficiais que vão só um pouco além do óbvio e publicam suplementos literários e culturais, vendidos a preços módicos ou distribuídos gratuitamente. Elas existem, poucas, mas existem. Longe daqui.

Na terra dos quatro mineiros

A imprensa oficial de Minas Gerais, por exemplo, mantém há mais de 40 anos o “Suplemento Literário de Minas Gerais” (SLMG). Lançado em 1966, o Suplemento resistiu e publica, ainda hoje, uma sortida quantidade de textos, de autores de lá, de outros estados e países.

Mensalmente, é distribuído gratuitamente em bibliotecas, centros culturais, faculdades, livrarias, bares, restaurantes e qualquer pessoa pode solicitar, no site, os exemplares. Além disso, as edições de 2006 pra cá podem ser baixadas no link http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=6&con=907.

As edições do início dos tempos do Suplemento também podem ser acessadas digitalmente. O Projeto Suplemento Literário – 35 anos, desenvolvido pela Biblioteca da Faculdade de Letras da UFMG, digitalizou 1.282 fascículos do suplemento, relativos a 38 anos de publicação: http://www.letras.ufmg.br/websuplit/Lib/html/WebSupLit.htm.


Exemplo a ser seguido

Em Pernambuco, o Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de Pernambuco – “Pernambuco” – já chegou à sua 60ª edição. Com boas 24 páginas, o Pernambuco, publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), é vendido mensalmente pela pechincha de R$ 2,00 na Livraria Cultura mais próxima. Dos suplementos literários mencionados nesta coluna, o Pernambuco é o mais focado em literatura. Trás ensaios, crônicas, indicações de livros, novidades do mercado editorial e do mundo dos livros.

Pernambuco é bom nessa coisa de aproveitar bem a imprensa oficial. A CEPE já publica a Revista Continente há 122 meses. O melhor é que as duas publicações já ultrapassaram as fronteiras pernambucanas.

Outras publicações oficias

Outro estado que usa a imprensa oficial para além da publicação de diários oficiais é Alagoas. A Cepal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos lançou em 2008 a Revista Graciliano. Abordando assuntos de literatura e artes em geral, surgiu para ser mensal, mas, no final de 2010, chegara apenas à sétima edição, uma edição especial sobre Lêdo Ivo. A Revista Graciliano, infelizmente, é inacessível pela internet, mas, quando publicada, é vendida por R$ 5,00 nas redondezas alagoanas.

A imprensa oficial do Rio de Janeiro também produz e distribui gratuitamente o suplemento cultural “O Prelo”. Mensalmente, 5 mil exemplares da revista são distribuídos nas bibliotecas públicas e escolas estaduais do Rio de Janeiro, além de centros culturais, museus e universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário