quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dedo de Prosa




Uma rede social: skoob


Por Cristina Carneiro
crica.carneiro@gmail.com
@criscalina


Os criadores da rede social Skoob (www.skoob.com.br) foram bem intencionados ao criarem o site. No “Quem somos”, eles explicam que a rede social foi criada com a pretensão de responder para onde todas as pessoas boas foram. Desde então, o Skoob vem reunindo leitores brasileiros e é a maior rede social brasileira voltada para esse público.

Ao criar um perfil no Skoob, o usuário pode adicionar à sua estante virtual os livros que leu, vai ler, está lendo, abandonou, deseja, tem, quer trocar ou emprestou. O leitor também pode classificar os livros usando a escala cinco-estrelas, escrever resenhas, fazer um histórico de leitura, e ainda trocar ideias com outros leitores. É possível também entrar em grupos (comunidades) de discussão, etiquetar (pôr tags, no internetês) os livros, e, para os sistemáticos, estabelecer meta de leitura para o corrente ano.

É útil como um organizador e interessante para conhecer a opinião de pessoas comuns – longe de críticas teórico-literárias – a respeito dos livros. Navegando pelo Skoob, também ficamos sabendo que hoje, por exemplo, o livro mais lido, pelos leitores do Skoob, é “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de J.R. Rowling, seguido dos outros livros da série e da saga Crepúsculo. O livro que mais estão lendo no momento é “As Crônicas de Nárnia”, de C.S. Lewis.  

Com dois anos de existência, os criadores conseguiram reunir mais de 291 mil pessoas boas, boas principalmente em ler a série Potter e a saga Crepúsculo. Deixando a ironia de lado, no Skoob cabe toda a diversidade de livros e de leitores. No blog do site, tem um manual bem atualizado: http://www.koob.com.br/?p=763. A propósito, Skoob é o contrário de “books”.


Café Vitrola
Depois de meses de reforma, o café da livraria Lua Nova, no bairro Benfica, reabrirá com um novo nome “Café Vitrola”. O café, que vai voltar ao mundo mantendo os encontros literários “Literatura de Lua”, vai incrementar a programação com a “Confraria das Artes”, ainda sem dias determinados para acontecerem. O café deve reabrir na quarta semana de fevereiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário