quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

É tempo de leitura na praça

A praça como um local de incentivo à leitura

Imagine você sair de casa e dar de cara com a praça do seu bairro enfeitada com tendas, tapetes, travesseiros e toda uma estrutura de incentivo à leitura. Pois saiba que neste primeiro semestre isso pode, sim, acontecer. É a Caravana da Leitura e do Autor Cearense, um projeto da Companhia Prisma de Artes, que na última sexta-feira de cada mês, de janeiro a junho, vai levar o projeto a uma praça de Fortaleza.

O trabalho teve início no último dia 28 de janeiro, na praça do Conjunto Residencial Aqui Fico, no Dias Macedo. A próxima apresentação deve ocorrer na praça do Barroso II. Ao todo serão seis praças em seis bairros diferentes recebendo essa estrutura, que conta com um acervo de títulos de autores cearenses e contação de histórias. A movimentação é direcionada aos estudantes de escolas públicas, mas acaba envolvendo toda a comunidade.

O projeto é vencedor do VII Edital das Artes da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), na categoria Literatura. Para o coordenador da Caravana, Raimundo Moreira, a escolha dos espaços foi criteriosa. "A ideia é descentralizar o acesso à leitura por meio do projeto, fazer em regionais diferentes de Fortaleza. Outro critério foi levar a caravana para lugares carentes de equipamentos culturais e atividades de leitura", explicou.

Nas apresentações, haverá oficinas, rodas de canções e leituras, além de conversa com autores. Confira a programação:

25 de fevereiro - Praça do Barroso II
25 de março - Polo de Lazer Tancredo Neves
29 de abril - Praça do Conjunto Tamadaré
27 de maio - Praça do Henrique Jorge
24 de junho - Praça da Messejana

Nenhum comentário:

Postar um comentário