quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dedo de Prosa


Qual a frase mais romântica de literatura?



Por Cristina Carneiro
crica.carneiro@gmail.com
@criscalina


Britânicos já gostam de pesquisas. Das mais bobas às mais cientificamente comprovadas (algumas são cientificamente bobas). Pois bem, para animar, incrementar, sacudir, não sei bem com qual intenção, mas, como parte do lançamento do DVD da comédia romântica “Amor à Distância” (Going the Distance), a Warner Home Vídeo fez uma pesquisa com 2 mil pessoas para escolher, dentre dez frases, a mais romântica da literatura inglesa.

Com razão, Shakespeare não ganhou, ficou em 3º lugar no ranking, com o verso de Romeu e Julieta: "Mas, espere! Que luz é essa que surge por aquela janela? É o leste, e Julieta é o sol". A ingenuidade e o egoísmo do Puff, o ursinho, "Se você viver até os 100 anos, espero viver até ter 100 anos menos um dia, para que eu nunca precise viver sem você", escrita por A.A. Milne, ficou em 2º lugar. E, com 20% dos votos, a frase que ganhou a competição foi a seguinte: "Seja lá de que matéria nossas almas são feitas, a dele e a minha são iguais" (whatever our souls are made of, his and mine are the same), de Emily Bronte, no romance O Morro dos Ventos Uivantes.

Pesquisa sem propósito como esta lembra conversa de mesa de bar. Então, a escrevente desta coluna logo pensou em listar as dez frases mais românticas da literatura brasileira. Então, sugestões são aceitas (portanto que sejam sugestões mais interessantes do que esse romantismo inglês).

*

Buenos libros

A partir do dia 23 de abril, Buenos Aires vai ser a Capital Mundial do Livro. Eleita pela UNESCO, que todos os anos elege uma cidade para ser a capital do livro, Buenos Aires vai ser a 11ª capital, graças à qualidade e variedade da programação proposta.

Então, os viajantes a Buenos Aires que gostam dos livros, podem aproveitar para ir até lá de 23 de abril de 2011 a 22 de abril de 2012. Os argentinos prometem uma vasta programação que vai durar o ano inteiro. Conheça o site: http://www.capitaldellibro2011.gob.ar/index.htm

E quem for, aproveita para conhecer um dos 15 bares de Buenos Aires que participam do projeto Yo Leo em El Bar. O projeto foi lançado há quase um ano, com a distribuição de livros de Jorge Luís Borges em 15 bares da cidade.

Bom, mas para quem não pode visitar a futura capital do livro (Liubliana, na Eslovênia, ainda é a capital até dia 22 de abril), pode pelo menos se inspirar e encarar um argentino. Criar coragem para Jorge Luís Borges ou Julio Cortázar. Ou descobrir um novo argentino. Eu vou de Alan Pauls. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário